quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

WASHINGTON ATRAVESSANDO O RIO DELAWARE (EMANUEL LEUTZE)


George Washington foi o primeiro na guerra, o primeiro na paz
e o primeiro no coração dos seus concidadãos”



George Washington nasceu em Pope’s Creek, no condado de Westmoreland, Estado da Virgínia, em 22 de Fevereiro de 1732, oriundo de uma família tradicional de agricultores abastados.

Militar e político, foi o 1.º Presidente dos Estados Unidos da América e considerado o seu Fundador.
Começou a sua carreira militar ao serviço dos ingleses, os quais dominavam as colónias americanas, tendo deixado o exército em 1758 com o posto de coronel, casando com Martha Dandridge Custis.

Iniciou a sua actividade política na assembleia do Estado de Virgínia, apoiando os protestos e resistências contra o agravamento das tributações impostas e a falta de liberdade.
Em 1774, foi um dos representantes da Virgínia no Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, o qual se reuniu para discutir as medidas a tomar contra a potência colonizadora.

Com o início da Guerra da Independência (1775-1783), foi nomeado por John Adams comandante-em-chefe de todos os exércitos continentais.
Uma das mais notáveis realizações militares de George Washington foi a corajosa travessia do Rio Delaware para combater as tropas inglesas em Trenton, no dia de Natal de 1776, sendo esse o tema do quadro pintado por Emanuel Leutze em 1851.

O quadro representa a imagem destacada pela luz de fundo de George Washington, de pé, com o olhar fixo na margem que pretende atingir, sendo acompanhado pelo então Coronel James Monroe (que viria a ser o 5.º Presidente do Estados Unidos da América), envergando a bandeira que serve de referência para os militares que os deverão seguir.

Numa outra perspectiva, surge a imagem dos tripulantes do barco, preocupados em afastar o gelo que cobria o Rio Delaware e procurando evitar que este possa prejudicar o trajecto que seguem.

O quadro “Washington atravessando o Delaware” pode ser visto no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque (
www.metmuseum.org).

Em 4 de Fevereiro de 1789, Washington foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams mas, mais tarde, recusou a reeleição para um terceiro mandato “para não dar mau exemplo”, introduzindo uma regra que viria a ser utilizada até aos nossos dias e que impede um terceiro mandato presidencial.

Após o discurso de despedida em 19 de Setembro de 1796, retirou-se definitivamente da vida pública em 3 de Março de 1797, para a propriedade de Mount Vernon, onde viria a falecer em 14 de Dezembro de 1799.

1 comentário:

maria (muito barreirense) disse...

música a propósito ...

"america", de simon and garfunkel.

bom gosto !

:-)