segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM


No próximo dia 10 de Dezembro de 2008, pelas 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, o Tribunal de Família e Menores do Barreiro e a Delegação da Ordem dos Advogados do Barreiro organizam uma conferência destinada a assinalar a comemoração do 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Dia Internacional dos Direitos Humanos.


Os oradores convidados são o Professor Dr. José de Melo Alexandrino, docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Dr. Carlos Lopes do Rego, Procurador-Geral Adjunto no Tribunal Constitucional, e o Dr. Carlos Pinto de Abreu, advogado e Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.




Todos os contributos para a discussão dos temas relacionados com os direitos fundamentais e a jurisdição de família e menores serão bem vindos e podem ser enviados para o endereço electrónico tfm.barreiro@gmail.com

1 comentário:

maria (muito barreirense) disse...

Direitos Humanos:


Baltasar Garzón fala de Guantánamo, Argentina e Chile numa palestra em Lisboa


Lisboa, 07 Dez (Lusa) - O juiz espanhol Baltasar Garzón estará quinta-feira em Lisboa para uma conferência sobre Direitos Humanos, falando de Guantánamo, Argentina e Chile, numa iniciativa da Fundação José Saramago.

A palestra do juiz que conseguiu que o antigo ditador chileno Augusto Pinochet estivesse retido durante meses em Londres, tentando a sua extradição para Espanha para ser julgado pela tortura e morte de cidadãos espanhóis desaparecidos no Chile, insere-se num conjunto de iniciativas com que a Fundação Saramago assinala os 10 anos da atribuição do Nobel ao escritor português.

O programa decorre de terça-feira a quinta-feira (9, 10 e 11) e parte do discurso que Saramago fez quando recebeu o Nobel em Estocolmo, em Dezembro de 1998, lembrando a Declaração Universal dos Direitos do Homem e celebrando as letras e a língua portuguesa.

Agora, por ocasião dos 60 anos da Declaração Universal, a Fundação Saramago vai abordar a questão, primeiro, na terça-feira, com a exibição no cinema King do filme de Carmen Castillo "Calle Santa Fe", sobre a repressão no Chile que se seguiu ao golpe que derrubou Allende, em 1973.

O filme integrou a selecção oficial do festival de Cannes 2007 e antes da sua exibição haverá um colóquio com a participação da realizadora e de Saramago.

Depois, na quinta-feira, Baltasar Garzón dará na Casa do Alentejo uma palestra intitulada "A Declaração Universal, Guantánamo, Argentina, Chile e uma nova consciência cívica".

Na quarta-feira, haverá uma homenagem à língua portuguesa, com a leitura de textos e poemas de autores portugueses e do discurso de Saramago em Estocolmo.

Será também inaugurada na Casa do Alentejo uma exposição concebida em torno do romance "Levantado do Chão".


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

2008-12-07 10:05:06


http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=376646&visual=26&tema=5