sábado, 4 de abril de 2009

Tribunal da Boa Hora - Uma memória do passado e uma visão do futuro

Tivemos oportunidade de noticiar neste espaço uma iniciativa organizada pela Associação de Juízes pela Cidadania com o objectivo de recordar a necessidade de preservar a memória e a história de um espaço no centro de Lisboa que serve de tribunal há mais de cento e cinquenta anos.


É publicada hoje nos jornais a notícia de que, por iniciativa do Presidente da Câmara de Lisboa, o espaço actualmente ocupado pelo Tribunal da Boa Hora poderá manter a sua utilização como espaço ligado à administração da Justiça, com a instalação do Tribunal da Relação de Lisboa.

Contudo, o motivo deste post prende-se com a divulgação do texto que foi apresentado naquela conferência pela Procuradora da República Dra. Maria João Lobo, a propósito de uma experiência pessoal por si vivenciada antes de 25 de Abril de 1974 e de uma visão de futuro e sobre a diferença entre os tribunais do Estado Novo e os tribunais do Estado de Direito democrático.

http://www.smmp.pt/wp-content/m_joao_lobo_t_boahora_09_02_2008.pdf


Visão com a qual concordamos inteiramente e que julgamos dever partilhar com os leitores deste espaço.

Para quem esteja mais distraído em relação a essas diferenças, seria conveniente que reflectisse sobre as palavras da Dra. Maria João Lobo.

Sem comentários: