sábado, 11 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL

No próximo dia 25 de Abril de 2009, a Associação Pais para Sempre associa-se pela primeira vez a esta iniciativa internacional que já se realiza desde 2005 e que conta com a participação dos seguintes países: Áustria, Austrália, Bélgica, Bermudas, Canadá, República Chega, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, México, Polónia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos da América.

O que é a Síndrome de Alienação Parental ?

Este fenómeno foi pela primeira vez identificado pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner (1985), no qual se identificam comportamentos por parte de um pai / mãe em manipular o seu filho com a intenção de predispô-lo contra o outro progenitor, cada vez mais frequente depois de um divórcio ou separação e mesmo em famílias não separadas.

Esta Síndrome é característica em crianças ou jovens que estejam envolvidos no processo de divórcio ou separação, visto que é provocada pelo progenitor responsável pela alienação, mediante uma mensagem e uma programação, constituindo o que normalmente se denomina “lavagem cerebral”.

As crianças e jovens que sofrem desta Síndrome, desenvolvem um ódio patológico e injustificado contra o pai ou mãe alienado o qual tem consequências devastadoras para o desenvolvimento físico e psicológico destes.
Estas crianças ou jovens tornam-se verdadeiros “órfãos de pais vivos”.

Consequentemente, a Síndrome afecta também familiares do progenitor alienado, como avós, tios, primos, etc. Outras vezes, sem chegar a sentir ódio, a SAP provoca nos filhos uma deterioração da imagem do progenitor alienado, resultando em valores sentimentais e sociais menores do que aqueles que qualquer criança tem e necessita: o filho(a) não se sente orgulhoso de sua mãe ou pai como as demais crianças.
Esta forma mais subtil, que se valerá da omissão e negação de tudo o que se refere à pessoa alienada, não produzirá danos físicos nos menores, mas sim no seu desenvolvimento social e psicológico a longo prazo, em particular quando na idade adulta exercerem o papel de pai ou mãe.

As crianças e jovens vítimas da Síndrome da Alienação Parental são mais propensas a: -

- Apresentar distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico.
- Utilizar drogas e álcool como forma de aliviar a dor e culpa da alienação.
- Cometer suicídio.
- Apresentar baixa auto-estima.
- Não conseguir uma relação estável, quando adultas.
- Possuir problemas de género, em função da desqualificação do progenitor alienado.

Informações Adicionais

A Morte Inventada (projecto sobre a Síndrome de Alienação Parental no Brasil e que temos divulgado neste espaço)
http://www.amorteinventada.com.br

"O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?" por Richard A. Gardner. M.D., 2002
http://sites.google.com/site/alienacaoparental/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente

O livro "Síndrome de Alienação Parental" do Dr. José Manuel Aguilar Cuenca
http://www.caleidoscopio.pt/blog/tag/cuenca/

Sem comentários: