quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ESPAÇO DE FOTOGRAFIA


Ao iniciarmos a divulgação deste espaço na blogosfera, todas as quartas feiras foi colocada uma análise de uma pintura com uma breve análise do seu conteúdo e significado histórico e, ao mesmo tempo, a primeira música da lista seria alterada de acordo com essa pintura, salvo se fosse inserido outro texto que justificasse um tema musical diverso.

Esperamos que esta iniciativa tenha sido do vosso agrado embora não seja nossa intenção considerá-la como terminada.

Porém, julgámos que seria injusto limitar esta iniciativa à pintura (sendo certo que ainda temos diversas obras para divulgar) e resolvemos alargar os nossos horizontes a uma forma de arte que, no passado século, assumiu particular relevância e que faz hoje parte da nossa vivência diária: - a fotografia.

Na verdade, desde o nascimento da fotografia que o Mundo tem sido confrontado com imagens particularmente poderosas e cheias de força de beleza, evidenciando bem a máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Por vezes, temos que admitir que certas imagens dizem mais do que muitas palavras mas não queremos deixar de manter a análise e o registo histórico ou social ligado à fotografia que será objecto de comentário neste espaço.

Por outro lado, tendo em conta a nossa inserção geográfica no Barreiro, será também uma forma de homenagear um dos melhores fotógrafos portugueses e que era natural desta cidade: - Augusto Cabrita.

Esperamos ter a oportunidade e o prazer de divulgar algumas das suas obras.

Assim, a partir da próxima semana (habitualmente à quarta feira), o espaço habitual de comentário a uma pintura será também ocupado pelo comentário a uma fotografia, consoante a escolha que seja feita no momento.

Iremos tentar manter a periodicidade semanal mas, infelizmente, talvez o tempo disponível nem sempre o permita.

Por outro lado, algumas das imagens poderão ser particularmente violentas pois retratam também elas episódios violentos e, na fotografia, ao contrário da pintura, nem sempre é possível amenizar a realidade.

Apesar disso, estamos certos que irão apreciar esta iniciativa, esperando que a mesma contribua para melhorar os conteúdos deste blog.

O Administrador,

Sem comentários: