sábado, 25 de julho de 2009

Dia 26 de Julho - Dia Internacional dos Avós


Comemora-se amanhã, dia 26 de Julho, o Dia dos Avós.
Este foi o dia escolhido para a comemoração pois é o dia consagrado a Santa Ana e a São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Conta a história do século I A.C. (Antes de Cristo) que Ana e o seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos mas sempre rezavam, pedindo que Deus lhes enviasse uma criança.

Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria.

Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas três anos. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu, conhecendo e amando a Deus e foi a escolhida para ser Mãe de Jesus Cristo, filho de Deus.
São Joaquim e Santa Ana são, assim, os padroeiros dos avós.

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos.
Muitas vezes eles são o suporte afectivo e até financeiro de pais e filhos. É por isso que se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe" e, muitas vezes, estão ao lado e mesmo à frente da educação dos seus netos, com a sua sabedoria, experiência e, com certeza, um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

A todos os avós deste Mundo, desejamos um dia muito feliz, preferencialmente passado na companhia dos vossos netos e filhos.

Texto adaptado (Associação Pais para Sempre)

Sem comentários: